Muita gente pensa que o papel do marketing é apenas o de vender e trazer resultados, mas sabemos que não é só isso, né? O papel do marketing vai bem mais fundo, pois é ele que tem a função de resolver pepinos, trazendo soluções para consertar estragos ou ajudar empresas em sua reconstrução ou reposicionamento.

A carne é fraca, mas o marketing é bom?

Estamos acompanhando um dos maiores escândalos do país e da nossa indústria agropecuária. A velha corrupção, aditivada pelo uso de produtos estragados e manipulados, atingindo dois gigantes do ramo da alimentação.

Vale ressaltar que não estamos aqui para falar do mérito da questão, mas sim do papel que o marketing tem e terá, daqui pra frente, para diminuir o impacto causado na imagem e nos resultados.

Falando nisso, é normal um planejamento tornar-se secundário quando um problema acontece, pois todos os esforços precisam ser concentrados na melhor maneira de amenizar as consequências. Além disso, as soluções passam pelo departamento de marketing, que tem a função de expor ou reforçar o posicionamento da marca, ou do negócio, diante dos fatos.

Já vimos outras situações parecidas como o caso da Vale do Rio Doce, na tragédia de Mariana; alguns casos de petrolíferas pelo mundo, envolvidos em acidentes e o da própria Petrobrás, que ainda é foco de uma série de investigações por desvio de dinheiro.

No entanto, quando vemos corporações severamente atingidas por conta de ‘maquiagem’ em produtos alimentícios, cabe analisarmos as ações dos profissionais de marketing, pois são eles os responsáveis por arrumar a casa, ou seja, os responsáveis por agir friamente com todas as ferramentas e estratégias que um profissional de marketing precisa ter.

Sendo assim, será mesmo que a veiculação, pela BRF, de comerciais ‘supostamente’ gravados por seus funcionários amenizaria ou resolveria o impacto? Terá sido a melhor tática?

Do outro lado, pela JBS, será que notas e comerciais veiculados em TV aberta, atestando e reafirmando as bases éticas da empresa já seria um bom começo? Será que é só isso?

Fatalmente não! Mas como dizemos no marketing, não existe decisão certa ou errada, existem escolhas que podem ou não ser mais apropriadas. Afinal, soluções são necessárias apenas quando há algo a ser resolvido (prévia ou posteriormente).

O marketing destas empresas terá um futuro bem trabalhoso pela frente e, se for bom, será fundamental para levá-las ao outro lado dessa tempestade pela qual estão passando.

Continuemos a acompanhar. 😉

 

Anderson Carlos
CoFundador na Agência Volkan

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